A Irónica História

Esta é uma história um pouco irónica, sobretudo quando nos leva a pensar que situações destas, infelizmente, só acontecem na Várzea.

Neste dia  25 de janeiro de 2020, completa-se o 1º centenário da “possível” criação da Paróquia de Jesus, Maria e José, na Várzea.

No final do ano 2000, efetuamos uma pesquisa na internet sobre a Várzea, na qual descobrimos a Paróquia de Jesus, Maria e José, Várzea, Diocese de Angra, no Anuário Católico. Na altura questionamos o Vigário Paroquial, Pe. José Maria Melo, o qual respondeu: “que achava um pouco estranho, mas que havia a possibilidade de a Várzea ter sido criada Paróquia e a Comunidade não ter conhecimento”.

No ano 2005, o Vigário Paroquial, Pe. Norberto Brum, questionou o Prelado, D. António de Sousa Braga, sobre o facto da Paróquia de Jesus, Maria e José, na Várzea, constar no Anuário Católico. O Senhor Bispo apenas respondeu: "se está no Anuário Católico, vou dar ordens para a retirar!" Acrescentando: "que tal só podia ter acontecido por lapso da Diocese".

No dia 10 de fevereiro de 2015, a Sra. Crisálida Duarte encontrou entre documentos muito antigos dos seus antepassados, uma pagela que recorda o dia 25 de janeiro de 1920, em que foi criada a nova Paróquia, na Várzea.


No dia 22 de julho de 2015, deslocamo-nos à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a fim de efetuarmos uma pesquisa nos jornais que se publicavam na altura. Ficamos surpresos, mas ao mesmo tempo felizes, com a notícia encontrada na edição do dia 20 de janeiro de 1920, do jornal Diário dos Açores, sobre a criação da Paróquia de Jesus, Maria e José, na Várzea.
Relata a referida notícia: “Foi criada canonicamente uma nova Paróquia no Lugar da Várzea..."

Volvidos 100 anos, momento em devíamos estar a celebrar uma grande festa, a Diocese de Angra, apesar dos elementos históricos que possuímos, continua a afirmar que a Paróquia da Várzea nunca existiu e que tudo não passou de um erro.

Não serão erros a mais?

Uma Paróquia que constava no Anuário Católico; uma pagela que recorda “Lembrança da Grande Festa”; uma notícia no Diário dos Açores a informar que “foi criada canonicamente uma nova Paróquia no Lugar da Várzea”.

Nesta história existem apenas interrogações para as quais a Comunidade de Jesus, Maria e José pretende respostas.

É uma história repleta de mistérios! Uma história, ao que tudo indica, repleta de erros, mas não os erros que nos querem impor.

Muito lutaram os nossos antepassados por esta terra. Passaram por provações de grandes catástrofes naturais, que provocaram grandes dificuldades sócio-económicas. Levaram décadas a reconstruir o que fora destruído em segundos, mas continuaram a sua luta para dar a esta terra e às gerações vindouras um futuro confortável. Por isso, é um legado que nos foi deixado e cabe a cada um de nós lutar por ele.

Info Várzea

“25 de Janeiro de 2020, dia em que se completam 100 anos da “possível” criação da Paróquia de Jesus, Maria e José, na Várzea”