Fica situado num pequeno vale entre duas montanhas, as cordilheiras das Sete Cidades e o Oceano Atlântico. A norte situa-se o Pico da Costaneira e a sudoeste o Pico da Várzea ou Pico do Moinho, como é conhecido, por nele se encontrar o moinho de vento que marcou a história da vida rural desta terra.
A origem do seu nome provém de geograficamente ser uma pequena planície, povoada no Século XVI.
A população da
Várzea - cerca de 300 habitantes - reside maioritariamente em três ruas
(Rua do Além, Rua da Carreira e Rua da Igreja) em cujo centro fica a
Igreja de Jesus Maria e José.
No sentido oeste, encontramos a Rua da Carreira (antiga Rua do Cemitério) que se prolonga até ao Escalvado. Mudando esta de sentido para noroeste, encontra-se para sul a Rua do Beco. Na Rua da Carreira situa-se o Cemitério da Várzea.
Seguindo do centro para sul, encontramos a Rua do Além, ladeada por muitas casas, entre elas, uma alta de abastado proprietário. A pouca distância da Igreja, a oeste, encontra-se a Rua do Poço.se até à ribeira (Grota da Fonte), onde se bifurca em outras duas ruas: a Rua do Pico (Estrada Regional 9-1A- Várzea/Sete Cidades), a leste, e a Rua da Fonte, a sul, que muda de direção para leste no Largo da Fonte, onde existia o Fontanário mais emblemático desta terra. Do Largo da Fonte para sul, encontra-se a Rua da Condessa (antiga Condessa de Cima e Condessa de Baixo) que se prolonga até à Estrada Regional 1-1A, antiga Rua Barão da Fonte Bela.
"Info
Várzea"