Nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho de 2025, a Comunidade da Várzea viveu intensamente as festas em honra de Jesus, Maria e José.
Na sexta-feira, 25 de julho, tivemos a Festa Branca animada pelo grupo Evolução Musical e pelo DJ Helder Cunha.
No sábado, 26 de julho, realizamos a recolha da migalha com o andor do Sagrado Coração de Jesus, que percorreu todas as artérias da nossa terra.
Seguiu-se a atuação da Charanga do Agrupamento de Escuteiros 1065 de Ginetes, e, logo depois, o desfile das Marchas Populares: Cabouco da Lagoa, Santa Luzia das Feteiras e a Marcha da Ferraria, com elementos de Ginetes e Várzea, todas acompanhadas pela Filarmónica Minerva de Ginetes.
A animação da noite prolongou-se a partir das 23h00 com a atuação do grupo musical Quim Barbeiro.
O domingo, 27 de julho, foi o dia principal das festividades. Celebramos a solene Eucaristia em honra de Jesus, Maria e José, presidida pelo Pe. Igor Oliveira, secretário de D. Armando Esteves Domingues, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo pároco da nossa comunidade, Pe. João Ponte.
Com grande alegria, destacamos a Profissão de Fé de dois adolescentes da nossa Comunidade, um momento marcante de fé e compromisso cristão.
Pelas 18h30 teve lugar a solene procissão em honra dos nossos padroeiros, acompanhada pelas Filarmónicas Lira de Sete Cidades e Minerva de Ginetes.
À noite, a partir das 21h30, o serão foi abrilhantado pela atuação do artista David Rita.
Na segunda-feira, 28 de julho, a partir das 20h00, realizámos o tradicional Bodo de Leite, seguido das arrematações.
Infelizmente, devido às condições climatéricas adversas, foi cancelada a atuação do Grupo Folclórico de Santa Cecília.
Ainda assim, a noite continuou com a vibrante atuação da Estudantina da Universidade dos Açores, a partir das 22h45.
Pelas 24h00 (meia noite) saiu o andor de Jesus, Maria e José para a despedida e encerramento das Festas.
Não podemos deixar de sublinhar o enorme contributo da nossa comunidade, cujo esforço e generosidade tornaram possível a concretização destas festividades. Agradecemos ainda os apoios recebidos da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da Junta de Freguesia de Ginetes e de algumas empresas de diversos setores de atividade.
As Festas em Honra de Jesus, Maria e José 2025 foram uma realidade graças ao empenho e dedicação incondicional de todos aqueles que, em união com a Comissão da Igreja de Jesus, Maria e José, deram o melhor de si.
Um bem-haja a todos!
Que Jesus, Maria e José continuem a abençoar-nos com as suas graças, para que em 2026 possamos, com o mesmo entusiasmo e fé, celebrar novamente as suas festas.
Viva Jesus, Maria e José!
Partilhamos de seguida algumas fotografias das Festas em Honra de Jesus, Maria e José 2025: