Dois mil e vinte e quatro foi o ano de reviver uma das mais antigas tradições da nossa terra. A Festa de São Lázaro. Tudo isto foi possível graças a um grupo de pessoas que mais uma vez se uniu com total disponibilidade e dedicação para realizar todo o trabalho da massa para os carrilhos e para confeção da massa em forma de membros do corpo humano e de animais, bem como os bolos em formato tradicional.
Importa referir que algumas destas pessoas já se dedicam a esta tradição há várias décadas.
Tiveram o apoio da Sra. Lúcia, uma senhora da Covoada, que se dedicou à cozedura dos carrilhos e da massa em forno de lenha.
À falta de um espaço comunitário, com um forno amplo, onde se pudesse realizar tudo o que envolve esta tradição, foi também graças à disponibilidade da Sandra e do Pedro Silva, que cederam a sua casa , que dispõe de um forno amplo, para se realizar a confeção e cozedura dos carrilhos e da massa.
Além de todo o contributo da nossa Comunidade, tivemos o apoio das seguintes entidades e empresas:
Junta de Freguesia de Ginetes
Igreja de São Sebastião de Ginetes
Finançor
Unileite
Príncipe dos Queijos - Milton Bernardo
Talho Central de São Roque - Laura e Nemésio Almeida
A Festa de São Lázaro, na Várzea, remonta aos primórdios do século XX.
Em cumprimento de uma promessa do Sr. Teodomiro Tavares, comerciante, natural da Ribeira Grande, que aqui casou e fixou residência, a Festa de São Lázaro (Bispo) celebra-se, desde então, no quinto Domingo da Quaresma. Desde os primórdios do seculo XX à atualidade, algumas famílias da nossa Comunidade disponibilizaram a sua casa para preparação dos carrilhos e a massa em honra de São Lázaro.
Na Várzea, referimo-nos, desde sempre, à festa de São Lázaro, mas na verdade celebramos a festa em honra de São Lázaro, protetor dos enfermos, Santo Amaro, protetor das doenças dos ossos, e Santo Antão, protetor dos animais.
Domingo, 17 de março de 2024, Quinto Domingo da Quaresma, celebramos uma vez mais a festa em honra de São Lázaro.
Aqui partilhamos algumas fotografias desta secular tradição da nossa terra:
Um bem-haja a todas as pessoas, entidades e empresas que contribuíram para que a nossa Comunidade pudesse reviver esta tradição, sobretudo para os mais novos que ficaram a conhecer uma das mais antigas tradições da nossa terra.
Copyright © Info Várzea 2024 | Todos os Direitos Reservados