Os fontanários são monumentos seculares, que ostentavam uma fonte de água potável, um marco da história e da paisagem açorianas.
No Lugar da Várzea existiam cinco fontanários que abasteceram água potável à população até finais da década de 50 do Século XX, altura que os Serviços Municipalizados concluíram a rede de distribuição de água pelo parque habitacional.
Os habitantes, particularmente as senhoras, com as suas talhas de barro, teriam de se deslocar à fonte para adquirirem a água para as lides domésticas, por vezes com algum tempo de espera, porque a fonte corria pouco. Era uma vida de labuta constante, pois os fontanários eram distantes. O mais central encontrava-se junto à Igreja, que, em 1951, foi transferido para a Rua do Além, mesmo em frente à Rua do Poço. Existia um outro na Rua Barão da Fonte Bela (actual Estrada Regional 1-1º), outro no extremo nascente da Rua da Igreja, junto à Grota da Fonte, e por último o que deu o "nome" à Rua e Largo da Fonte, sendo mesmo o mais emblemático de todos os Fontanários desta terra.
Lamentavelmente, todos desapareceram para dar lugar ao alargamento da rede viária aquando da sua correcção e pavimentação. Apenas existe na Rua da Fonte um pequeno monumento (imagem) que em nada tem a ver com o fontanário histórico, ali existente, demolido em 2001 nas obras de correção e pavimentação da referida rua.
Os fontanários, apesar de inactivos, eram monumentos históricos que obrigatoriamente deviam ser preservados, pois traçaram a história desta terra e a identidade deste povo. Todavia, existiu falta de sensibilidade para a preservação deste património. Os fontanários podiam ser demolidos de modo a dar o espaço necessário para o alargamento das vias, mas reconstruídos com a sua originalidade.
Encontramos pelas diversas localidades, estes monumentos, uns modestos outros opulentos, preservados, enriquecendo a paisagística das nossas ilhas. Os seculares fontanários da Várzea, pura e simplesmente, ficaram na memória de quem os conheceu e deles se recordam com as muitas histórias vividas pelo nosso povo.
"Info Várzea"