O Miradouro do Escalvado, ex-libris do Lugar da Várzea, fica situado a ocidente, no alto de uma rocha escarpada, com cerca de cento e cinquenta metros de altitude. Oferece-nos uma admirável vista sobre o mar e uma panorâmica geral da costa oeste da Ilha de São Miguel, bem como uma magnífica paisagem sobre a Ferraria e toda a região dos Mosteiros. Em dias claros e límpidos, divisa-se no horizonte a Ilha Terceira, a Ilha de São Jorge, e o cume da montanha da Ilha do Pico. É frequentado por visitantes de vários pontos do mundo, sendo um local de visita obrigatória de quem por aqui passa.
Segundo Gaspar Frutuoso, aqui se situa o topo da Ilha: "Para loeste, dois tiros de besta, estão os Escalvados, que são uma pequena ponta escalvada por cima, sem criar em si erva, pelo que se chamam aqueles lugares dela os Escalvados, onde é o fim e o topo da Ilha, da parte loeste, ainda que fica voltando já do sul para o noroeste". Saudades da Terra Vol. 4.
O Miradouro do Escalvado foi um lugar de determinada importância na atividade baleeira. Aqui existiu uma casa de vigia das baleias da Fábrica dos poços de São Vicente Ferreira, que com o tempo e a intempérie se foi degradando, acabando por ruir. Há poucos anos, a Junta Freguesia dos Ginetes construiu uma réplica da referida casa, a qual está a ser explorada pela empresa "Futurismo Azores Whale Watching". A atividade baleeira constituiu durante largos anos uma das principais fontes de riqueza dos Açores, sendo o meio de subsistência de muitas famílias. Ainda hoje podemos observar a velha "Fábrica da Baleia" nos Poços de São Vicente Ferreira.
Se na Ponta da Madrugada se observa o radiante "Nascer do Sol", na Ponta do Escalvado se goza do maravilhoso "Pôr-do-Sol". Quando o Sol está prestes a tocar a linha do horizonte, aparece-nos como uma bola de fogo, envolto por uma auréola vermelho alaranjado que vai submergindo no horizonte, deixando raios de intensa luz sobre o azul do mar, que se vai dissipando subtilmente. O Pôr-do-sol do Miradouro do Escalvado é de uma magnífica e mágica beleza que merece ser um cartaz turístico.
O Miradouro do Escalvado foi alvo de obras de requalificação, efetuadas pelo Governo Regional dos Açores, no final da década de oitenta do século XX, melhorando o acesso a automóveis e autocarros, bem como a construção dos muros. Todavia, urge elaborar um projeto paisagístico que dignifique o Miradouro do Escalvado e lhe dê o prestígio que merece. A área adjacente ao Miradouro tem espaço suficiente para ampliar e embelezar este local, proporcionando uma uma zona de lazer e convívio com árvores, arruamentos, ajardinamentos, mesas, bancos, grelhadores e instalações sanitárias. Esta é e sempre será uma das aspirações da população da Várzea. O Miradouro do Escalvado carece da paisagística de tantos outros que existem nos Açores, de modo a tornar-se num espaço exuberante para quem nos visita.
Para quem nos visita, o atual cartaz não dignifica em nada o Miradouro do Escalvado, a Várzea e os Açores.
"Info Várzea"